O Sindicato

José-Emilio-Histórico-160x300Em 24/05/1989, a união de um grupo de trabalhadores liderados por José Emilio Contessotto, após o resultado de uma eleição do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Mogi-Mirim, o qual tinha Itapira como base territorial, resultou na fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Alimentação de Itapira, onde tínhamos a aprovação de 95% dos trabalhadores e com esse apoio conseguimos a legalização de nossa entidade, fazendo um acordo com o Sindicato da Alimentação e Mogi-Mirim, deixando o caminho livre para representarmos de fato e direito os trabalhadores da Alimentação de Itapira, em 1991 com o apoio da Federação dos Trabalhadores da Alimentação, expandimos nossa base para o circuito das águas.

Começamos a ganhar a confiança dos trabalhadores com realização de várias greves, conseguindo várias conquistas para a categoria, e no mesmo ano abrimos uma Sub-sede em Amparo onde passamos a oferecer assistência jurídica e odontológica a nossos associados.

Já estruturado financeiramente, nossa diretoria achou por bem construir nossa Sede Própria, cuja assembléia de lançamento da Pedra Fundamental ocorreu no ano de 1994, e para comemorar foi feito um churrasco com grande participação de nossa categoria. Inauguramos nossa Sede Própria em dezembro de 1996, com uma grande festa, onde nossos associados puderam certificar a grandeza de nosso prédio e verificar onde havia sido empregado sua contribuição.

Em nossa sede, alem de atendimento jurídico e odontológico passamos a oferecer cursos de qualificação e requalificação profissional, atreves de recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), resolvendo e colaborando com a geração de emprego e renda dos trabalhadores. Pensando no melhor para nossos associados, nossa diretoria decidiu adquirir 2 apartamentos na Praia Grande para as horas de lazer, e uma farmácia dentro de nossa sede, desta forma colaborar com o orçamento familiar de nossos associados, por isso necessitamos de orçamento para buscar e manter melhores condições de trabalho e salário de nossos representados, sendo muito difícil, pois os patrões usam as contribuições como vilões.

Aqui foi um breve relato de nossa historia, mostrando que apesar das dificuldades durante esses 20 anos estamos conseguindo cumprir nosso papel de Sindicato participante