JOSÉ EMÍLIO PARTICIPA DE REUNIÃO COM O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA - GERALDO ALCKMIN.

 

O Presidente do Stia Itapira e Sec. Finanças da Federação da Alimentação – FETIASP - José Emilio Contessotto, participou na manhã desta segunda-feira (26/01), de uma reunião realizada no escritório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES em São Paulo, envolvendo lideranças sindicais filiadas à Federação da Alimentação - FETIASP juntamente com o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Geraldo Alckmin.

 

O encontro, coordenado pela Federação da Alimentação – FETIASP, por meio do presidente Melquíades de Araújo, teve como objetivo tratar de assuntos referentes a situação do setor da alimentação considerando a relevância estratégica desse setor para a economia nacional, para a segurança alimentar da população e para a geração de empregos. Essa reunião teve foco em temas centrais para o desenvolvimento sustentável do setor da alimentação destacando entre os principais pontos da discussão:

⠀⠀

• A valorização do trabalho e a melhoria das condições laborais no setor da alimentação;

• Políticas públicas voltadas à geração e manutenção de empregos, especialmente diante dos desafios econômicos atuais;

• O impacto da reforma tributária, da política industrial e das medidas de incentivo à produção e ao consumo;

• A qualificação profissional e a necessidade de investimentos em formação e capacitação da mão de obra;

• O fortalecimento do diálogo social como instrumento para a construção de soluções conjuntas entre governo, trabalhadores e setor produtivo;

• A segurança alimentar, o combate à informalidade e a promoção de práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva.

⠀⠀

Esse encontro visou contribuir para a construção de políticas públicas mais eficazes, que conciliem desenvolvimento econômico, justiça social e valorização dos trabalhadores, reforçando o papel do setor da alimentação como pilar essencial para o crescimento do país.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Matéria/fotos: Speak Mídia Comunicação!

Decisão do STF libera revisão do FGTS

Uma decisão do Supremo pode favorecer trabalhadores que tinham dinheiro no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) entre 1999 e o ano passado. Advogados defendem que em vez da TR (taxa Referencial), seja usado outro índice de correção do saldo. Mesmo quem já sacou o dinheiro poderia pedir a revisão e pleitear a diferença na Justiça.

Tem direito à revisão do FGTS o trabalhador que contribuiu entre os anos de 1999 e 2013. É que a TR, responsável pela correção monetária neste período, ficava abaixo do valor da inflação.

Advogados entendem que uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou a TR ilegal na correção de precatórios, as dívidas dos governos com empresas e cidadãos, pode ser usada também no caso do FGTS. Quem teve contrato formal de trabalho em regime de CLT nos últimos 14 anos, inclusive aposentados – e mesmo quem já sacou o fundo de garantia, pode entrar com ação na Justiça para pedir a correção do valor.

A estimativa é de que a diferença do percentual varie entre 60% e 80%.

Fonte: http://www.ugt.org.br